A Educação Infantil tem o papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade da criança.

A nossa prática pedagógica se baseia no compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças de serem e estarem no mundo. Elas são únicas em suas individualidades e diferenças.


Educar significa propiciar situações e cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada para contribuir no desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude básica de aceitação, respeito e confiança, acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural, auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, contribuindo para a formação de crianças felizes e saudáveis.

As atividades lúdicas e brincadeiras favorecem a auto-estima da criança e contribui para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos: a família, a escola, a comunidade religiosa, o clube e outras. Através das brincadeiras, os professores observam os processos de desenvolvimento da criança registrando suas capacidades sociais e de uso das linguagens e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.

É o aprender de forma lúdica em situações orientadas pelo professor em um ambiente acolhedor que propicie a confiança e a auto-estima da criança. Salientamos que a participação dos pais no acompanhamento do processo de aprendizagem de seus filhos é de suma importância para a compreensão dos objetivos e das ações desenvolvidas pela eficácia da equipe pedagógica do colégio e professores qualificados e comprometidos com a educação integral das crianças.

A proposta pedagógica da educação infantil desenvolve planejamentos e projetos visando os objetivos gerais da Educação Infantil, possibilitando que a criança:

  • desenvolva e valorize hábitos de cuidado com a saúde e bem-estar através da descoberta e conhecimento do próprio corpo;

  • desenvolva uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente e confiante;
    estabeleça vínculos afetivos fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;

  • estabeleça e amplie as relações sociais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e de colaboração;

  • observe e explore o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador;

  • valorize atitudes que contribuam para a conservação do meio ambiente;
    demonstre atitudes de interesse, respeito e participação no conhecimento de manifestações culturais , valorizando a sua diversidade;

  • utilize as linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita de forma a compreender e ser compreendida na expressão de suas idéias, sentimentos,desejos e necessidades enriquecendo sua capacidade expressiva através do ato de brincar e na sua participação em atividades lúdicas e organizadas num currículo diversificado incluindo Filosofia para crianças, Iniciação na Língua Inglesa, Natação em Educação Física, Balé, Judô, aulas práticas em, Laboratório de Laboratório de Ciências e Biologia Matemática, Laboratório de Informática, Auditório, Biblioteca informatizada, Playground e sala xadrez.

A Educação Infantil compreende as seguintes idades e turmas:

  • Maternal II - 2 anos

  • Maternal III - 3 anos

  • 1º Período - 4 anos

  • 2º Período - 5 anos

  • O antigo 3º Período para crianças de 6 anos hoje é a 1ª Série do Ensino Fundamental com duração de 9 anos e é denominada 1ª ano EF/9.