De acordo com a LDB 9394/96, a Educação Básica divide-se em educação básica e educação superior. O Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõem a Educação Básica. Atendendo à Lei Nº 11.274 de fevereiro de 2006 o Ensino Fundamental passa a ter a duração de nove anos. As crianças de 6 anos (do antigo 3º Período da Educação Infantil) passam para o Ensino Fundamental com duração de nove(9) anos.

O Colégio CEM , através de sua equipe pedagógica e professores competentes e comprometidos com a educação integral do aluno desenvolvem um trabalho educativo onde o aluno é o sujeito do próprio conhecimento capaz de:

  • compreender a cidadania como participação social e política, o exercício de direitos e deveres, adotando atitudes de solidariedade, de cooperação, de respeito mútuo e de justiça;

  • posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural brasileira, de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e de etnia;

  • perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, contribuindo para a preservação e melhoria do meio ambiente;

  • desenvolver o conhecimento e suas capacidades cognitiva, afetiva, física, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social;

  • agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

  • conhecer, cuidar e valorizar o próprio corpo adotando hábitos saudáveis para a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

  • utilizar as diferentes linguagens verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

  • saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

  • questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

O currículo consiste em: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Natação, História, Geografia, Educação Artística, Filosofia, Ciências, Língua Estrangeira-Inglês para todas as séries, Produção de Texto e 2ª Língua Estrangeira- Espanhol para o 6º ao 9º ano.

Aulas práticas em Laboratório de Informática, sala de projetos e trabalhos em grupos projetada e informatizada, Laboratório de Matemática e Física, Laboratório de Biologia e Química, Sala de Multimeios, Biblioteca informatizada para pesquisas e com quatro ambientes, salas de aula com lousa branca e área verde agradável para estudo em grupos.

É importante no Ensino Fundamental I o estudo por comparação, visto que os alunos estão num estágio operatório-concreto.

No Ensino Fundamental II os alunos passam gradativamente do estágio operatório-concreto para o pensamento formal.

Os Temas Transversais( Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Afetiva), servem de base para atividades interdisciplinares das diversas áreas do conhecimento e fundamentais para o exercício da cidadania através do ser feliz.