“Ao caminhar pela vida, construindo meu próprio eu, guiado pela Providência Divina e observando o passado, vou concluindo que, apesar da minha incapacidade de reunir os fragmentos, ora das enciclopédias, ora das forças astrais, não pude ainda gozar das delícias colocadas à disposição do ser humano pelo Criador do Universo. Isso, porque a imperfeição do ser humano jamais poderá alcançar e mesmo porque, a meu ver, as maiores delícias se encontram através da natureza e que esta mesma natureza inexplorável é construída por forças sobrenaturais.”

Joaquim Antônio Costa
Patrono do Colégio CEM


Após o falecimento do Patrono do Colégio CEM, seus filhos continuaram tendo o incentivo e o apoio incondicional de sua mãe, Geralda Coelho Costa.

O Centro Educacional Mineiro - Colégio CEM - é a realização de um sonho que se concretizou com a sua fundação em 1973, prestando serviços educacionais a uma região, na época, carente de instituições de ensino para que os alunos pudessem dar prosseguimento aos estudos.

O colégio foi fundado pelo Prof. Paulo Eduardo Coelho Costa, através do incentivo de seu pai, senhor Joaquim Antônio Costa, patrono do colégio e homem que dedicou a sua vida à comunidade desta região em especial às crianças através de obras sociais, culturais e esportivas.

Quase quatro décadas se passaram. Nossa região cresceu. O Colégio CEM sempre atento às necessidades da população, também cresceu e realiza hoje uma prática educativa moderna com uma excelente equipe de professores e funcionários competentes e realmente comprometidos com a educação integral dos alunos numa relação interpessoal baseada no respeito mútuo, auto-estima, diálogo e aprendizagem permanente.

Desde a sua fundação em 1973, o colégio ministra uma educação sólida, baseada no desenvolvimento intelectual, moral, social, físico e afetivo, tornando o aluno consciente dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do estado, da família e dos grupos que compõem a sociedade.

É preciso educar as pessoas para serem felizes, capazes de pensar, terem senso crítico, formação ética e autonomia intelectual, trabalharem em equipe, serem criativas, solucionarem problemas, aprenderem a aprender e a se tornarem seres integrantes da sociedade, conscientes dos direitos e deveres do cidadão.

Com metodologia e tecnologia adequadas, os alunos têm a oportunidade de ampliar suas experiências com ensino de qualidade, para que possam compreender e interagir com o mundo em que vivem através do exercício consciente da cidadania, da qualificação para o trabalho, da responsabilidade e da solidariedade, para que venham a compreender e a incorporar os princípios e valores que promovem o ser humano.

  • Ser cidadão é ser solidário.

  • Ser solidário é ser feliz.

  • Ser feliz é amar o próximo.

Amar o próximo é praticar e promover:

  • paz;

  • justiça;

  • tolerância;

  • diálogo.

Venha conhecer o colégio e sua prática pedagógica onde o mais importante é a construção do ser feliz preparado para a vida.