EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO CEM COM IMERSÃO EM INGLÊS

Educação Infantil

A Educação Infantil tem o papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade da criança.

A nossa prática pedagógica se baseia no compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças de serem e estarem no mundo. Elas são únicas em suas individualidades e diferenças.

Educar significa propiciar situações e cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada para contribuir no desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude básica de aceitação, respeito e confiança, acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural, auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, contribuindo para a formação de crianças felizes e saudáveis.

As atividades lúdicas e brincadeiras favorecem a autoestima da criança e contribui para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos: a família, a escola, a comunidade religiosa, o clube e outras. Através das brincadeiras, os professores observam os processos de desenvolvimento da criança registrando suas capacidades sociais e de uso das linguagens e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.

É o aprender de forma lúdica em situações orientadas pelo professor em um ambiente acolhedor que propicie a confiança e a autoestima da criança. Salientamos que a participação dos pais no acompanhamento do processo de aprendizagem de seus filhos é de suma importância para a compreensão dos objetivos e das ações desenvolvidas pela eficácia da equipe pedagógica do colégio e professores qualificados e comprometidos com a educação integral das crianças.

A proposta pedagógica da educação infantil desenvolve planejamentos e projetos visando os objetivos gerais da Educação Infantil, possibilitando que a criança:

  • desenvolva e valorize hábitos de cuidado com a saúde e bem-estar através da descoberta e conhecimento do próprio corpo;
  • desenvolva uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente e confiante;
    estabeleça vínculos afetivos fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • estabeleça e amplie as relações sociais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e de colaboração;
  • observe e explore o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador;
  • valorize atitudes que contribuam para a conservação do meio ambiente;
    demonstre atitudes de interesse, respeito e participação no conhecimento de manifestações culturais , valorizando a sua diversidade;
  • utilize as linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita de forma a compreender e ser compreendida na expressão de suas ideias, sentimentos, desejos e necessidades, enriquecendo sua capacidade expressiva através do ato de brincar, na sua participação em atividades lúdicas organizadas num currículo diversificado incluindo:  Programa Bilíngue, natação, atividades esportivas e recreativas em Educação Física, Balé Clássico, Judô, aulas práticas em Laboratório de Ciências e Biologia, Laboratório de  Matemática, Laboratório de Informática, Horta, Sala de Multimeios, Biblioteca, Sala de Leitura, Brinquedoteca, Pátio Recreativo com Pista e Playground de areia com madeira imunizada .

Projetos Pedagógicos: Leitura Conto e Reconto, Teatro, Nutrição e Alimentação Saudável, Arte e Cia, Aulas Práticas e Lúdicas, Palestras, Visitas Técnicas, Eventos Culturais/Esportivos/Científicos, Matemática Divertida e Ciência Divertida, Culinária e Horta.

Extracurricular: 

    • Escola de esportes com circo, futebol, vôlei. 

A Educação Infantil compreende as seguintes idades e turmas:

  • Maternal II – 2 anos completos até 31/03
  • Maternal III – 3 anos – completos até 31/03
  • 1º Período – 4 anos – completos até 31/03
  • 2º Período – 5 anos – completos até 31/03

Conheça nosso colégio!

Venha conhecer o colégio e sua prática pedagógica onde o mais importante é a construção do ser feliz preparado para a vida.