O COLÉGIO CEM

HISTÓRIA

“Ao caminhar pela vida, construindo meu próprio eu, guiado pela Providência Divina e observando o passado, vou concluindo que, apesar da minha incapacidade de reunir os fragmentos, ora das enciclopédias, ora das forças astrais, não pude ainda gozar das delícias colocadas à disposição do ser humano pelo Criador do Universo. Isso, porque a imperfeição do ser humano jamais poderá alcançar e mesmo porque, a meu ver, as maiores delícias se encontram através da natureza e que esta mesma natureza inexplorável é construída por forças sobrenaturais.”

Joaquim Antônio Costa
Patrono do Colégio CEM

O Centro Educacional Mineiro – Colégio CEM – é a realização de um sonho que se concretizou com a sua fundação em 1973, prestando serviços educacionais a uma região, na época, carente de instituições de ensino para que os alunos pudessem dar prosseguimento aos estudos.

O colégio foi fundado pelo senhor Joaquim Antônio Costa, patrono do colégio, homem que dedicou a sua vida à comunidade desta região, em especial às crianças e jovens, através de obras sociais, culturais e esportivas.

Mais de quatro décadas se passaram. Nossa região cresceu e o Colégio CEM, sempre atento às necessidades da população, também cresceu e realiza hoje uma prática educativa moderna com uma excelente equipe de professores e funcionários, competentes e realmente comprometidos com a educação integral dos alunos numa relação interpessoal baseada no respeito mútuo, auto-estima, diálogo e aprendizagem permanente.

Desde a sua fundação em 1973, o colégio ministra uma educação sólida, baseada no desenvolvimento intelectual, moral, social, físico e afetivo, tornando o aluno consciente dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do estado, da família e dos grupos que compõem a sociedade.
É preciso educar as pessoas para serem felizes e capazes de: pensar, terem senso crítico, formação ética e autonomia intelectual, trabalharem em equipe, serem criativas, solucionarem problemas, aprenderem a aprender e a se tornarem seres integrantes da sociedade conscientes dos direitos e deveres do cidadão.
Com metodologia e tecnologia adequadas, os alunos têm a oportunidade de ampliar suas experiências com ensino de qualidade, para que possam compreender e interagir com o mundo em que vivem através do exercício consciente da cidadania, da qualificação para o trabalho, da responsabilidade e da solidariedade, para que venham a compreender e a incorporar os princípios e valores que promovem o ser humano.

Ser cidadão é ser solidário.
Ser solidário é ser feliz.
Ser feliz é amar ao próximo.
Amar ao próximo é praticar e promover:
PAZ
JUSTIÇA
TOLERÂNCIA
DIÁLOGO.

NOSSA MISSÃO

Oferecer uma educação de qualidade com vistas à formação do ser integral para a vida, ampliando a capacidade do ser humano em seus patamares ético, moral e cognitivo, voltados para a produção do conhecimento, à luz dos valores humanos, cristãos e a serviço da sociedade, através da capacidade de aprender, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia e das artes, na formação de atitudes e valores, fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.​

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa proposta visa ao processo de construção coletiva para a educação integral, a partir de valores, concepções e crenças, que dizem respeito ao homem e à sociedade, dando ênfase à aprendizagem do aluno para a vida, reforçando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, como necessários ao cidadão para que ele possa usufruir os bens culturais, materiais e sociais existentes na sociedade.

Valoriza a metodologia e a tecnologia que visam o tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos curriculares como meios no processo de aprendizagem, e que o aluno tenha a oportunidade de ampliar suas experiências para interagir com o mundo.

Está fundamentada nos QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO que favorecem uma educação em favor da paz baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos no cotidiano, aprendendo a viver juntos de maneira solidária e fraterna.

Aprender a aprender

Desenvolver a capacidade de aprender, promovendo uma educação permanente ao longo da vida, aumentando os saberes que permitem conhecer o mundo, favorecendo o desenvolvimento intelectual, estimulando o senso crítico, compreendendo o real mediante a capacidade de discernimento.

Aprender a fazer

Compreender o ambiente natural e social enfrentando novas situações, trabalhar em equipe, desenvolver o espírito cooperativo, ter iniciativa, saber comunicar-se, resolver conflitos e ser flexível.

Aprender a ser

Adquirir conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores, desenvolver a sensibilidade, o sentido ético e estético, a responsabilidade pessoal e social, o pensamento crítico, a imaginação, a criatividade, a iniciativa e o crescimento integral.

Aprender a conviver

Valorizar os vínculos da família, da solidariedade humana e tolerância, ter prazer no esforço comum através da compreensão, do diálogo e do respeito mútuo.

É preciso pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Nossa proposta visa ensinar o educando a pensar, a comunicar-se e a pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente, autônomo e socialmente competente.

Acreditamos sempre no poder transformador da educação que cultiva o sentimento de solidariedade, o exercício da cidadania, o poder da visão crítica, o entendimento do contexto deste mundo e que o educando se sinta como ator da própria história na construção do ser feliz.

Conheça nosso colégio!

Venha conhecer nossa prática pedagógica onde o mais importante é a construção do ser feliz preparado para a vida.